Resgatando o Prazer de Ler: Projeto de leitura de escola municipal de Santana recebe apoio financeiro

Por: Renata Rodrigues

O projeto de leitura da Escola Municipal Gentila Anselmo Nobre, intitulado ‘Resgatando o Prazer de Ler’, foi selecionado através do programa Desenvolver Comunidades para receber apoio financeiro da Cooperativa Sicoob Ouro Verde, dando suporte e continuidade ao projeto.
“O nosso projeto de leitura abarca a família e a comunidade em geral, pois os alunos levam os livros para casa, fazendo a leitura com os pais e consequentemente envolve o irmão que pode não ter o hábito de ler. Desse modo, vamos cativando e atingindo a comunidade”, afirmou a gestora da Escola Gentila, Ana Cléia.

O Projeto Resgatando o Prazer de Ler vem sendo elaborado desde 2018 pela pedagoga Lorena Rodrigues Queiroz. No início do projeto, foi trabalhada a metodologia de ‘Pasta Viajante’, onde dois alunos por turma levavam semanalmente para casa um livro para ler junto com seus pais ou responsáveis, e após a leitura era feito o preenchimento de uma ficha contendo os dados dos alunos e perguntas referentes ao livro.

“O intuito do projeto sempre foi das crianças terem um momento diferente com os seus responsáveis. No primeiro ano tivemos um bom resultado onde os pais tiravam fotos, filmavam e compartilhavam esses momentos com os seus filhos”, explicou a pedagoga.

Durante o primeiro ano da pandemia, o projeto teve de ser interrompido e retornou em 2021 de forma remota, mantendo contato por grupos de WhatsApp, com o envio de livros em formato de mídia e a dinâmica do projeto teve continuidade e, ao final do ano, houve a escolha do Aluno Destaque do projeto. “Os alunos fizeram produções textuais que variavam entre histórias em quadrinho, poesias, desenhos entre outros. Todas as turma foram envolvidas e tiveram os seus destaques escolhidos”, afirmou Lorena.

O objetivo do projeto ‘Resgatando o Prazer de Ler’ é despertar, incentivar e promover a leitura no âmbito escolar, visando a formação do caráter no educando, melhor qualidade ensino-aprendizagem e o desenvolvimento sociocultural. A pedagoga Lorena ressalta a importância do trabalho coletivo realizado na Escola Gentila para o sucesso do projeto: “Sem o apoio da gestora escolar, dos meu colegas professores, alunos e pais de alunos, o projeto não teria acontecido”, declarou.

O programa de Desenvolvimento Social do Sicoob Ouro Verde – Desenvolver Comunidades tem como objetivo apoiar, integral ou parcialmente, projetos com o interesse de desenvolvimento da sociedade desde que tenham consonância com os princípios cooperativistas, na área de atuação da Cooperativa, conforme o Estatuto Social.

Os recursos do programa são destinados para projetos educacionais voltados à melhoria de processos educativos e de formação, tais como formação, conservação e ampliação de bibliotecas, bibliotecas digitais, melhorias de estruturas de entidades voltadas à educação, materiais didáticos, móveis e utensílios. E também se destinam a demais áreas sociais.

As inscrições de projetos para concorrer ao recurso é anual e devem ser apresentadas conforme o regulamento da Cooperativa. Para seleção e aprovação dos projetos, são analisados os impactos sociais do projeto na localidade, a qualidade na sua execução e a quantidade de pessoas beneficiadas com o projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.