Culinária: Conheça 5 receitas simples de comidas típicas de São João para se fazer em casa

Por: Diego Balieiro

O mês de junho está chegando e com ele a vontade de saborear as deliciosas comidas típicas de Festa Junina. Bolo de milho, canjica, curau, maçã do amor, vinho quente, quentão e arroz doce são alguns dos exemplos de quitutes dessa época do ano. E hoje iremos te ensinar a fazer 5 dessas comidas, vamos lá?

1 . Bolo de Milho

Ingredientes

4 espigas de milho-verde

meia xícara (chá) de água

meia xícara (chá) de óleo

1 Leite MOÇA® (lata ou caixinha) 395g

3 ovos

1 e meia xícara (chá) de farinha de trigo

1 colher (sopa) de fermento em pó

meia colher (sopa) de açúcar de confeiteiro para polvilhar

Modo de preparo

Debulhe o milho, cortando os grãos rente ao sabugo. Em um liquidificador, bata o milho com a água. Passe por uma peneira e retorne o creme de milho no liquidificador. Junte o óleo, o Leite MOÇA e os ovos e bata bem. Em um recipiente, despeje essa mistura, acrescente a farinha de trigo e o fermento em pó e misture bem. Despeje a massa em uma forma redonda de furo central (20 cm de diâmetro) e leve ao forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 40 minutos ou até que, espetando um palito na massa, este saia limpo. Espere amornar, desenforme, polvilhe o açúcar de confeiteiro e sirva a seguir.

2. Pastel de carne seca

Ingredientes

1 quilo de carne seca

2 cebolas grandes

Azeite a gosto

8 dentes de alho

2 tomates verdes sem semente

Salsinha a gosto

Pimenta a gosto

10 azeitonas chilenas

600 gramas de massa de pastel

24 ovos de codorna cozidos

Óleo para fritar

Modo de Preparo

Deixe a carne de molho na água de um dia para o outro. Escorra a carne, corte em cubos e ferva em água limpa na panela de pressão por 40 minutos ou até ficar macia. Desfie e reserve. Leve ao fogo uma panela com um fio de azeite, a cebola picada, o alho amassado e deixe fritar até dourar. Coloque o tomate e misture bem. Junte a carne desfiada e misture tudo. Finalize com a salsinha, a pimenta e a azeitona picada. Acerte o sal e deixe esfriar. Abra a massa do pastel e corte no tamanho desejado. Recheie cada unidade com a carne seca temperada e um ovo de codorna. Frite em óleo quente.

3. Maçã do Amor

Ingredientes

2 xícaras (chá) de açúcar cristal

1/2 xícara (chá) de groselha

1/2 xícara (chá) de água

2 colheres (sopa) de suco de limão

8 maçãs

Óleo para untar

Modo de preparo

Em uma panela, misture o açúcar com a groselha, a água e o limão. Leve ao fogo baixo, sem mexer, por 10 minutos ou até que ao jogar um pouco da calda em um copo com água fria ela fique dura. Lave e seque as maçãs e espete em palitos de madeira para picolé. Passe as maçãs na calda da panela, coloque em uma superfície, untada e deixe escorrer. Espere esfriar e sirva.

4. Paçoca

Ingredientes:

Paçoca soltinha

1/4 xícara de farinha de mandioca torrada

1 1/2 xícara de amendoim torrado

1/2 xícara de açúcar mascavo

Paçoca enrolada

1 1/2 xícara de amendoim torrado

1/2 xícara de açúcar mascavo

½ xícara de farinha de mandioca torrada

Modo de Preparo:

Paçoca soltinha:

Coloque a farinha de mandioca para torrar em uma frigideira até ficar douradinha. Enquanto isso, torre o amendoim no forno médio por 15 minutos. Descasque-o. Leve o amendoim ao processador junto com o açúcar mascavo e bata. Adicione a farinha de mandioca torrada para dar crocância à mistura e processe mais.

Paçoca enrolada:

Coloque o amendoim torrado e ainda quente no processador. Adicione 1/2 xícara de açúcar mascavo e bata até virar uma pasta homogênea.

5. Cocada 

Ingredientes

2 ½ xícaras (chá) de coco fresco ralado grosso (cerca de 500 g)

1 ½ xícara (chá) de açúcar

1 xícara (chá) de água

Modo de Preparo

Numa panela média, misture o açúcar e a água com a ponta do dedo para não espirrar na lateral da panela – isso evita que a calda queime até atingir o ponto de fio. Leve a panela ao fogo médio e deixe cozinhar sem mexer, por cerca de 20 minutos, até a calda atingir o ponto de fio – para verificar, mergulhe uma colher e levante um pouco da calda, se formar um fio fino entre as gotas, está pronta. Adicione o coco e misture apenas para envolver os flocos com a calda (evite mexer em excesso para não açucarar). Deixe cozinhar por mais 5 minutos em fogo médio, sem mexer. A cocada deve estar bem úmida neste momento. Transfira a cocada (com a calda) para uma tigela e deixe descansar por 5 minutos. Enquanto isso, unte uma assadeira grande com manteiga (se preferir, utilize uma assadeira antiaderente). Com 2 colheres de sobremesa, modele a cocada em queneles e transfira para a assadeira, uma ao lado da outra (se preferir, modele em montinhos para ficar mais rústico). Deixe em temperatura ambiente por cerca de 1 hora ou até as cocadas secarem. Elas ficam durinhas por fora mas ainda úmidas por dentro. Sirva a seguir ou conserve num pote com fechamento hermético por até 1 semana.

Gostaram das receitas? Se quiserem mais receitas, mandem suas sugestões nas nossas redes sociais, e se forem fazer, não esqueçam de mandar fotos e marcar a gente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.